Focolares

O Movimento dos Focolares (Obra de Maria) é um Movimento leigo, nascido na Igreja católica, que tem como finalidade a realização da unidade entre as pessoas, como pedido por Jesus: “Para que todos sejam um” (cf. Jo 17,21), a fim de contribuir a realizar uma família de povos.

Foi fundado por Chiara Lubich (1920 – 2008), quando, com pouco mais de 20 anos, consagra-se a Deus, em plena Segunda Guerra Mundial. Logo outras jovens a seguem e formam, com ela, a primeira comunidade denominada “Focolare”, formada por pessoas virgens e por casados que participam dela segundo o próprio estado.

Desde o início aderem ao Movimento nascente pessoas de toda cultura, vocação, categoria social, etnia, religião. Na sua maioria são leigos (adultos, famílias, jovens, adolescentes, crianças), mas também consagrados, sacerdotes, bispos.

Para alcançar uma unidade cada vez mais ampla da família humana, os Focolares abrem-se ao diálogo com pessoas e organizações de qualquer expressão e cultura:
– atuam por uma unidade cada vez maior dentro da Igreja católica;
– buscam relacionamentos de comunhão e realizam gestos visíveis de unidade entre cristãos de diferentes Igrejas;
– buscam alcançar a unidade por meio da comum atuação da, assim chamada, Regra de Ouro, presente em quase todos os livros sagrados das principais religiões: “Faça aos outros o que gostaria que fosse feito a você”;
– colaboram com pessoas sem um preciso referencial religioso, embasados em valores compartilhados, voltados ao bem comum;
– empenham-se em criar espaços de encontro e diálogo nos vários âmbitos da cultura.

Espiritualidade: A redescoberta de Deus como amor é o primeiro ponto fundamental da “espiritualidade da unidade”, denominada também “espiritualidade de comunhão”. Ela exige, entre outras coisas, a prática da «mútua e contínua caridade que torna possível a unidade e atrai a presença de Jesus na coletividade» (cf. Estatutos gerais do Movimento dos Focolares). A sua raiz evangélica suscita um estilo de vida que concorre a construir no mundo paz e unidade.

Difusão: O Movimento está presente em 182 países, com centros estáveis em 87 nações. Contam-se cerca de 110 mil membros e dois milhões de aderentes. Por meio de iniciativas e obras sociais chega-se, regularmente, a outro milhão de pessoas. Fazem parte do Movimento cerca de 15 mil cristãos de 350 Igrejas e comunidades eclesiais e, de maneiras variadas, compartilham de sua espiritualidade e objetivos, mais de 12 mil fiéis de diferentes religiões e 1 mil pessoas de convicções não religiosas.